/ centos

CentOS: Instalar o Netatalk 3.1.0 (Time Machine)

Antigamente eu utilizava um HD usb ligado na minha maquina para fazer o backup porem, fui ficando incomodado com o fio e o HD na mesa. Sem falar que passava semanas sem eu ligar o HD então o backup não servia para nada. Sempre li vários [1] [2] [3] artigos em blog de como configurar um servidor AFP no Linux e assim o Time Machine conseguir fazer backup.

Atualmente estou utilizando o meu netbook como servidor domestico, instalei nele o Plex e um cliente de torrent, e ele fica ligado 24H então nada melhor que fazer dele o meu servidor AFP. Mas o netatalk que esta disponível no EPEL não é compatível com o OS X Mavericks e consultando a documentação do Netatalk 3.1.0 ele esta muito mais fácil de configurar.

Primeiramente vamos instalar todas as pendências necessárias para instalar o Netatalk:

yum groupinstall "Development tools" 
yum install db4-devel avahi-devel cracklib-devel openssl-devel quota-devel pam-devel tcp_wrappers-devel libgcrypt-devel libacl-devel openldap-devel dbus-devel dbus-glib-devel glib2-devel systemtap-sdt-devel libtdb-devel avahi

Com as dependências instaladas vamos fazer download e compilar o software

wget http://sourceforge.net/projects/netatalk/files/netatalk/3.1/netatalk-3.1.0.tar.gz/download
configure --with-pkgconfdir=/etc --with-cracklib --with-pam --with-shadow --with-uams-path=/usr/lib/netatalk --enable-shared --enable-krbV-uam --enable-overwrite --with-gnu-ld --with-init-style=redhat-sysv --with-libgcrypt --without-tdb --with-pam-confdir=%/etc/pam.d --with-dbus-sysconf-dir=/etc/dbus-1/system.d --without-mysql-config 
make
make install

Agora vem a parte mais simples, configurar o Netatalk para usarmos como servidor do Time Machine. Vamos editar o arquivo /etc/afp.conf e deixar ele com o seguinte conteudo.

[Global] 
[My Time Machine Volume] 
path = /mnt/timemachine 
time machine = yes 
[DADOS] 
path = /mnt/DADOS1

Sim é somente isso, basta adicionar o parâmetro “time machine = yes”. Esta funcionando perfeitamente e meu backup esta sendo realizado via WIFI sem eu perceber.

Referencia: http://netatalk.sourceforge.net/wiki/index.php/Netatalk_3.1.0_SRPMs_for_Fedora/Scientific_Linux/CentOS