/ plex

Dicas: Plex Media Center

imgPlexMenuHome

Procurando por outra solução de media center encontrei o Plex e gostei muito do que ele tem a oferecer. O Plex é um “fork” do XBMC porem, em vez de utilizar um único aplicativo para gerenciar e reproduzir o conteúdo do seu media center, como o XBMC, o Plex é dividido em 2 aplicativos:

  1. Plex Media Server é responsável por organizar os seus arquivos (filmes ou series) pegando as capadas, descrição e se configurado até legendas automaticamente. 
  2. Plex Media Center é o XBMC modifica para buscar os conteúdos no Plex Media Server. Porem também posso acessar o conteúdo do Plex Media Server com IOS e Android reproduzindo o conteúdo no seu Device. 

O interessante é que posso ter vários Plex Media Server e um único cliente Plex que consegue reproduzir o conteúdo de todos Server. O Plex tem as mesma vantagens que o XBMC de plugins que fazem downloads automaticamente das legendas, baixar capas (TV, Filmes), descrição e etc. Outra vantagem é a possibilidade de controlar a sua biblioteca via interface WEB permitindo editar informações e ate mesmo assistir pelo o navegador os seus vídeos.

Eu tenho sorte que minha TV Samsung tem um app nativo do Plex, assim não preciso ficar ligando sempre o notebook na TV. Um projeto futuro é compra um Raspberry Pi e instalar o http://rasplex.com/ e deixar uma maquina exclusivamente com os meus filmes e series de TV. O Plex tem suporte ao UPnP porem não suporta legendas e alguns formatos de vídeos utilizando ele.