/ avahi

ZeroConf: Compartilhando Impressora

Para quem não sabe o que e Zeroconf aqui vai o link da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeroconf. Agora que sabem um pouco mais disso vamos utilizar esta tecnologia para compartilhar impressora para Linux, Mac, Windows sem ter que depender do Samba, nada contra porem e meio complicado compartilha impressora com Samba, vou mostrar como fazer este compartilhamento usando o Linux.

1 – Linux: No Linux você pode usar o http://localhost:631/ para fazer este configuração, porem o Ubuntu trava esta configuração por causa do sudo, então vou postar screenshot usando a interface web e o utilitário do gnome no ubuntu.

1.1 – Interface Web: Abra seu navegador favorito e digite http://localhost:631/, clique em “Administration” e selecione os 2 campos conforme a imagem abaixo, depois clique em “Change Settings” irar pedir usuário e senha, tem q ser o root, com isso todas as impressoras do seu sistema vão ser compartilhadas.

Porem imagina que você somente deseja uma impressora para ser compartilhada, clique em “Printers” e depois cliquem em “Unpublish Printer” nas impressoras que você não deseja compartilhar pela a rede.

1.2 – Utilitário do Gnome: Clique em Sistema>Administração>Impressão e selecionas as opções abaixo, como pode ver na imagem a seguir

Como pode ver a impressora já foi localizada e pronta para ser usada, para configurar esta impressora no Windows você terá q instalar o http://www.apple.com/support/bonjour/. Apos instalar o programa, execute e siga o wizard, escolha sua a impressora e estará pronto para imprimir. No Mac abre o “System Preferences” e clique em “Print & Fax” depois clica no botão “+” ela devera estar listada (desculpe ainda não tenho o meu macbook para algumas fotos :P)